Uma mãe procurou-me para falar, ela contou que na adolescência havia passado pela dura situação de...
Saber maisTEXTOS SOBRE ADOLESCÊNCIA
Adolescentes e a Perda
Uma mãe procurou-me para falar, ela contou que na adolescência havia passado pela dura situação de perder seu irmão mais velho. Obviamente, os pais dela ficaram com o coração despedaçado e sem condições de dar, a ela e ao outro irmão que também sofriam, a atenção de que necessitavam. Naquele momento, não houve outro adulto que se dispusesse a desempenhar esse papel na vida dos jovens. Ela conta que está ressignificando muitas coisas na terapia e que, neste processo, escreveu uma carta para a adolescente que ela foi. Ela ofereceu essa carta, escrita da adulta de hoje para a adolescente do passado, para que eu compartilhasse. Esta é a carta:
Carta para minha adolescente:
Oi, tudo bem?
Eu escrevo para você do futuro…
Eu escrevo para te contar que você vai passar por muita coisa, que vai te afetar profundamente.
Se eu te dissesse o que vai acontecer, talvez você nem acreditasse em mim.
A verdade é que você vai sofrer por tanta perda e muitas mudanças.
Eu quero te pedir para buscar ajuda e apoio, porque caso isso não aconteça, isso vai te afastar das pessoas e vai abalar sua autoconfiança.
Você vai se sentir desamparada e, provavelmente, não saberá como mudar isso. Eu queria que você pensasse mais e agisse menos, mas para uma adolescente, eu sei que isso é quase impossível.
Você vai se arrepender de algumas decisões e possivelmente terá dificuldade em elaborar a sua dor: e isso vai mudar você!
A adolescente alegre e espontânea se tornará um pouco inconsequente; ela vai fugir de si mesma investindo tempo com pessoas que nem gosta.
Tudo isso acredito que buscando resgatar, se acolher, sinceramente, não sei!
Você também vai tomar boas decisões e vai se realizar com elas; outras escolhas vão te acompanhar e você precisará entender o porquê.
Eu queria poder congelar o tempo até que você esteja preparada para seguir em frente, mas isso não vai acontecer.
Esta carta ilustra muitas coisas que eu tenho trabalhado com mães e pais. O adolescente precisa de atenção, não podemos simplesmente supor que ele já é independente e autossuficiente. Ele precisa de acolhimento, de ajuda para entender seus sentimentos porque é a partir desses sentimentos que ele toma suas ações.
Adolescentes precisam de nós, adultos, e, quando seus pais não podem ou não conseguem dar essa atenção, nós podemos nos colocar disponíveis para desempenhar essa função na vida de um jovem. Observe se um amigo do seu filho ou um sobrinho ou um vizinho não precisam dessa presença, aproxime-se. O seu apoio pode fazer uma enorme diferença para um adolescente até a sua vida adulta.
Lanço aqui um mantra, deixo para vocês “ADOLESCENTES PRECISAM DE ADULTOS COMPROMETIDOS”.
Quero agradecer profundamente a confiança que essa moça depositou em mim e o modo tão lindo que ela enxerga meu trabalho. Muito, muito obrigada. Eu e as famílias que me acompanham agradecemos a sua disponibilidade.
Abraços maternos.
Claudia Alaminos.
Outros textos :
Uma mãe procurou-me para falar, ela contou que na adolescência havia passado pela dura situação de...
Saber maisVivemos numa sociedade que valoriza a liberdade. Liberdade de expressão, liberdade de religião. Na adolescência, liberdade...
Saber maisEsta é uma prática tão, mas tão comum entre os pais de adolescentes, que ouso dizer...
Saber mais